
Descolamento de Retina
Descolamento de retina é uma alteração que se caracteriza pelo desprendimento dessa estrutura da superfície interna do globo ocular. A separação interrompe o fornecimento de nutrientes e promove a degeneração celular.
A retina é uma membrana muito fina, flexível e delicada que reveste a superfície interna da parte posterior do globo ocular. Nela existem receptores fotossensíveis que convertem a imagem luminosa advinda do exterior em impulsos elétricos que, através do nervo ótico, são enviados para área do cérebro em que se processa a visão.
A retina não possui nenhum elemento de fixação especial que a prenda ao globo ocular. É o vítreo, uma substância gelatinosa e transparente, situada entre ela e o cristalino, que a mantém na posição anatomicamente adequada, ou seja, em contato com outras estruturas que lhe garantem suporte e nutrição (vasos sanguíneos e nutrientes).
Descolamento de retina é uma alteração que se caracteriza pelo desprendimento dessa estrutura da superfície interna do globo ocular. Essa separação interrompe o fornecimento de nutrientes e promove a degeneração celular.
O descolamento da retina é uma urgência médica. Se não for tratado convenientemente e depressa, pode evoluir para perda total da visão.

| Prof. Dr. Pedro Durães Serracarbassa
Doutor pela Universidade de São Paulo
Especialista pela Louisiana State University – EUA
Prof. Titular da Disciplina de Oftalmologia da UNISA
Membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia
Membro da Academia Americana de Oftalmologia
Presidente do Centro de Estudos Oftalmológicos do Hospital do Servidor Público Estadual – SP
Ver currículo completo abaixo
http://lattes.cnpq.br/0964291740533135